20:20 PSICOSE é uma vídeo-performance criada na sequência do convite para integrar a programação online do Cine-Teatro Louletano, no âmbito do seu 90.º aniversário.

Inspirada no último texto escrito por Sarah Kane, no contexto de uma longa depressão, reutiliza a sua poética do sofrimento enquanto linguagem universal e inteligível por todos.

Motivada pela estranheza dos tempos que vivemos, por uma nova forma de existência dependente da interação imaterial ou distanciada, e por uma acrescida dificuldade em discernir tudo o está a acontecer – pelo acesso massivo a tanta e tão contraditória informação –, 20:20 PSICOSE surge, após um longo e confuso silêncio, como uma resposta ao desafio de trabalhar com outros pressupostos, mais ajustados ao presente (como a ausência física de público), e aproveitar as possibilidades expressivas e estéticas específicas que o vídeo permite.

Um exercício criativo sobre quais os limites de um objeto artístico feito exclusivamente para o online, para o agora que todos vivemos: 20:20 PSICOSE é, entre outras coisas, um combate pessoal e um manifesto anti-medo. Anti-apatia.

Inspirada em “4:48 psicose”, de Sarah Kane

Conceito e Interpretação: Carolina Santos
Direção de Fotografia e Realização: João Catarino
Sonoplastia e Produção: 
Marco Martins


Subscreva a nossa NEWSLETTER >>>

© 2021 MÁKINA DE CENA

geral@makinadecena.com