Com fundação oficial a 9 de Março de 2018, a Mákina de Cena, Associação Cultural assume-se como um colectivo artístico de índole multi e transdisciplinar, com especial incidência nas áreas da Música (Jazz) e Teatro. Assim, a associação assume dois departamentos distintos, mas interpenetrantes: a MdC Jazz (coordenado por Marco Martins) e a MdC Teatro (coordenado por Carolina Santos), sempre promovendo a transversalidade artística e o estabelecimento de parcerias com outras entidades culturais (locais, nacionais e internacionais).

Com o aparecimento da Casa da Mákina em 2019, a actividade da Mákina de Cena aumentou exponencialmente e passou a desenvolver-se com base na abertura regular deste espaço, e na realização de eventos para toda a comunidade, como o Clube de Leitura Teatral de Loulé, o MdC Jazz Club e o Cinemákina – Clube de Cinema de Loulé, todos eles de cariz mensal.

Um dos outros eixos de acção da Mákina de Cena tem sido a formação em teatro e música: as Oficinas da Mákina, com inúmeros workshops ministrados por profissionais confirmados em cada uma destas áreas, e que contemplam ainda o projecto META (movimento inclusivo), que faculta aulas regulares de desporto adaptado a várias IPSS do concelho (ASMAR, UNIR, EXISTIR, entre outras). Destaque ainda para o protocolo celebrado com Escola Secundária Tomás Cabreira, em Faro, possibilitando aos alunos do Curso Profissional de Artes Performativas a frequência de formações e realização de estágios na Mákina de Cena (a título gratuito), devidamente creditados.

A criação artística continua, no entanto, a ser o motor de toda a actividade da Mákina de Cena, contando com projectos como Sophia. (Drama & Bass), encomenda do FLIQ19; Cabaret do Esquecimento e A Rua do Esquecimento, em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e o Colectivo Sextas à Solta; Sangah e The West Sessions (#1, #2), projectos de músicas do mundo e jazz apresentados no Festival MED e no Festival F (2019) e nos Dias do Jazz (2018).


No último quadrimestre 2019 estrearam ainda duas produções teatrais encenadas por Carolina Santos: O Relatório da Coisa e Encanecer (uma co-produção com a Folha de Medronho e Cine-Teatro Louletano).

Em 2020, iniciou a digressão do espectáculo O Relatório da Coisa, que passou por Sto. André, Coimbra e Sintra, tendo ficado suspensas as apresentações no Festival Internacional de Teatro do Alentejo/ FITA (Aljustrel e Montargil), em Montemor-o-Novo e Faro, devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19.

O confinamento obrigatório foi marcado por uma forte presença da Mákina de Cena online, com a criação das vídeo-performances 20:20 Psicose e Canto a Whitman, integradas na comemoração dos 90 anos do Cine-Teatro Louletano, e com o lançamento de quatro temas inéditos gravados aquando a residência artística The West Sessions #1, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Jazz 2020. Ainda durante este período, a Mákina de Cena lançou a open-call de Fotografia ISO[LADOS], que contou com o envio de mais de 50 obras, tendo sido selecionadas 30 fotografias, que estiveram expostas no CECAL: Centro de Experimentação Artística de Loulé e no IPDJ Faro, com mais de uma centena de visitantes em ambas as mostras.

Em Outubro do mesmo ano, estreou, no Cine-Teatro Louletano, o espectáculo Dois perdidos no horror elíptico da sobremodernidade, a partir de À espera de Godot, de S. Beckett. 

Para 2021 estão previstas duas estreias no Cine-Teatro Louletano: a primeira pela mão de Marco Martins (MdC Jazz), com CAL Jazz Colective, um projecto composto por profissionais de Jazz residentes na região Algarvia, que se apresentará pela primeira vez no Dia Internacional do Jazz - 30 de Abril de 2021; a segunda, em Outubro, trará uma co-criação teatral, inspirada no texto Tentativas para matar o Amor, de Marta Figueiredo, com Carolina Santos, Susana Nunes e Pedro Filipe Mendes.

Mas não faltarão outros projectos e iniciativas que, a seu tempo, estarão em destaque no nosso site. Fique atento.

Para saber mais sobre a nossa actividade siga-nos nas redes sociais (FacebookInstagram | Youtube), ou subscreva a nossa newsletter.