Cal Banner Site 2.jpg

CAL (Central Algarve) Jazz Collective é um projeto assinado pela Mákina de Cena / MdC Jazz, com vista a estimular a criação de conteúdos Jazzísticos no Algarve e a agregar músicos de vários pontos da região, numa formação inédita.

Contando com Marco Martins na direção artística e no baixo, Sara Badalo na voz, Leon Baldesberger no trompete, Luís Domingos Miguel no saxofone, Alexandre Dahmen no piano, e Maximiliano Llanos na bateria - músicos com percursos estabelecidos nacional e internacionalmente - o CAL Jazz Collective reflete na sua música a maturidade e cruzamento de linguagens de cada um dos seus membros, valorizando a composição e criação de temas originais, bem como a reinterpretação e arranjo de jazz standards.

Os primeiros passos para um coletivo profissional de Jazz, sediado em Loulé pela mão da Mákina de Cena, com um formato aberto, vocacionado não apenas para a criação, como para a formação, promovendo a rotatividade e inclusão de novos músicos e convidados, adaptando-se e renovando-se a cada desafio.

 
 

INTERNATIONAL JAZZ DAY 2021

No âmbito das comemorações oficiais do Dia Internacional do Jazz*, a 30 de abril de 2021, #JazzDay10, o projeto CAL Jazz Collective apresenta-se, em estreia absoluta, no Cineteatro Louletano, com a participação especial de Zé Eduardo, um dos grandes mestres do Jazz Português, combinando tradição e contemporaneidade ao melhor ritmo jazzístico, num momento inesquecível para os amantes deste género musical.

* Em novembro de 2011, a UNESCO designou oficialmente o dia 30 de abril como Dia Internacional do Jazz, a fim de destacar o jazz e o seu papel diplomático na união das pessoas pelo mundo inteiro.

Todos os anos, nesta data, esta forma de arte internacional é reconhecida por promover a paz, o diálogo entre culturas, a diversidade e o respeito pelos direitos humanos e a dignidade humana; por contribuir na erradicação da discriminação e promover a liberdade de expressão, reforçando o papel da juventude na promulgação da mudança social.

CAL News Abril 21.jpg

Para mais eventos ligados às celebrações do Dia Internacional do Jazz podem também visitar www.jazzday.com

unnamed.jpg

CAL ELEMENTS

CAL ELEMENTS  é uma iniciativa paralela ao colectivo, que abraça outros projectos dos artistas que nele participam. É uma forma de conhecer melhor o perfil de cada um dos seus elementos.

Ao longo de 2021 esta iniciativa marcou presença nos eventos MdC MORNING JAZZ, e em 2022, no MdC Jazz Club e nas Comemorações do International Jazz Day, através da criação do CAL Elements Trio

CAL ELEMENTS.jpg