“West, Ocidente, Algarve”

The West Sessions é uma iniciativa encabeçada pelo baixista Marco Martins, promovida pela Mákina de Cena.
Com o objectivo de enriquecer o panorama musical e a criação de novos conteúdos, este projecto visa a colaboração de artistas nacionais e internacionais através da linguagem do Jazz e da Música Improvisada, impulsionando a composição, a apresentação pública e a datação das criações.

SESSION #1

A primeira residência artística foi realizada no Algarve, em  Fevereiro de 2018, com a participação do guitarrista Florent Souchet e do baterista Simon Bernier (com quem M. Martins já tinha trabalhado em Paris no álbum ROADBOOK), e do trompetista Leon Baldesberger.


Gravada no estúdio Zipmix em Olhão, e apresentada no Festival "Os Dias do Jazz" 2018 em Faro (onde contou com a participação do baterista Filipe Sequeira), The West Sessions #1 traduz-se em composições repletas de texturas e paisagens sonoras, onde a improvisação tenta dar resposta à questão: “Que música podemos fazer aqui e agora?”.


Leon Baldesberger (PT) – trumpet

Florent Souchet (FR) – guitar/comp

Marco Martins (PT) – bass /comp
Simon Bernier (FR) & Filipe Sequeira (PT) – drums

SESSION #2

Na segunda sessão, the West Sessions procurou dar continuidade às acções de formação realizadas pela Mákina de Cena em Loulé,  sobre a tradição Jazz, standards e as jazz tunes, juntando músicos nacionais e internacionais, para dar voz a temas emblemáticos do Cancioneiro Americano, revisitando-os e tornando-os únicos com o seu cunho pessoal e criação/improvisação colectiva.

A convite da Casa da Cultura de Loulé, preparou-se um concerto para a apresentação do 25º Festival de Jazz de Loulé, integrado na programação do Open Day do Festival Med 2019.

Florent Souchet (FR) – guitar

André Gomes (PT)  – piano
Marco Martins (PT) – bass
Guilherme Melo (PT) – drums