logo transparent black.png
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
 
 
fundo preto.png

Bem-vindos ao Festival Contrapeso 2022!
 

Nesta segunda edição, a Mákina de Cena partilha um pouco das suas origens.

Encontros na Cie. Philippe Genty, na École Internacional de Théâtre Jacques Lecoq, em clubes de jazz parisienses ou na editora independente Parallel Records, deixaram memórias e inspirações para aquilo que hoje fazemos. Mas trouxeram-nos, sobretudo, pessoas incríveis que desenvolvem um trabalho artístico notável, e que marcaram, não apenas a nossa passagem por Paris, como a nossa visão das Artes Performativas.

A excelência de Yngvild Aspeli, fez-nos (e continua a fazer) sonhar o impossível; a comicidade dos The Latebloomers inspirou-nos para um teatro de proximidade, de enorme rigor e virtuosismo; Florent Souchet e a sua abordagem ao jazz contemporâneo impulsionaram-nos a encontrar a nossa visão artística, e Antoine Karacostas revelou-nos um dos caminhos para a sua concretização.

Este ano, o Festival Contrapeso é, pela primeira vez, internacional.

Mas, este ano, também é tudo muito pessoal. De nós, para todos vós.

From Paris with Love,

Carolina e Marco

 

o Festival 
 

O Festival Contrapeso é uma iniciativa da Mákina de Cena, que teve a sua primeira edição em 2021, com um programa dedicado a solos nacionais de teatro e música. De carácter anual, este festival nasce pela vontade de equilibrar, de forma pertinente, a lógica programática municipal e regional, tradicionalmente sazonal (época balnear).
No fim do Outono, já saudando o Inverno, queremos contribuir para que Loulé seja igualmente atractivo, com uma oferta artística e cultural independente e diferenciadora, potenciando o desenvolvimento e fixação de diferentes públicos.
Durante quatro dias, no início de Dezembro, propomos uma programação mista de teatro e jazz, pilares do trabalho desenvolvido pela Mákina de Cena, sujeita a diferentes temas em cada edição, com artistas emergentes e, também, consagrados nas suas disciplinas.

From Paris With Love é o tema da segunda edição do festival, que revela um pouco do passado e da razão de ser da Mákina de Cena, apresentando espectáculos e artistas que cruzaram o caminho dos seus fundadores em Paris, e que, de algum modo, os influenciaram ou inspiraram.
O Festival Contrapeso #2 é financiado pela República Portuguesa – Direção Geral das Artes e pelo Município de Loulé, e conta com o apoio da Região de Turismo do Algarve.

Banner Programação Site_edited.jpg
 
fundo preto.png

Programa

6 estreias nacionais, 25 artistas de 12 nacionalidades distintas (desde França até à Austrália, da Suécia e Noruega até ao Chile ou à Coreia do Sul), 4 espectáculos de teatro, 3 concertos de jazz, 1 workshop de comédia física, 1 ensaio aberto e 1 exposição multimédia, irão tomar a cidade Algarvia de assalto, de 1 a 4 de Dezembro de 2022, passando pelo Cineteatro Louletano, Auditório do Solar da Música Nova, Casa da Cultura de Loulé, Casa do Meio-Dia, e claro, pela Casa da Mákina.
Com um programa de luxo, pensado para toda a família, desde a comédia física de Scotland! de The Latebloomers até à adaptação de Drácula de Bramstocker com marionetes de tamanho humano, pela aclamada companhia Plexus Polaire, de Yngvild Aspeli, e três concertos com alguns dos músicos de maior destaque do panorama jazzístico francês, este ano o Festival Contrapeso promete envolver Loulé no espírito inquieto e cosmopolita de Paris.

Clique aqui para a Brochura do Festival.

 


Para mais informações e aquisições de bilhetes, clique na fotografia de cada evento.

 
fundo preto.png
 
 
fundo preto.png

Contactos


Mákina de Cena (Organização)
Carolina Santos | 964 889 323 // 
Marco Martins | 965 567 015 
contrapeso@makinadecena.com // 
producao@makinadecena.com

Paris, Texas (Ass. de Imprensa)

Rita Bonifácio | 918453750
ritaparistexas@gmail.com

Cineteatro Louletano / Auditório Solar da Música Nova

289 400 820

cinereservas@cm-loule.pt

Casa da Cultura de Loulé

289 415 860

ccloule@ccloule.com

 

Equipa

 

Direcção Artística e Programação: Carolina Santos e Marco Martins

Administração Financeira: Verónica Vitorino

Consultor / Dir. Produção: Pedro Silva
Apoio à Produção: Ana Palmeiro, Patrícia Amaral, Sandrine Crisóstomo
Equipa Técnica: João Teixeira, Samuel Beckman, Ricardo Vieira
Design Gráfico: Mákina de Cena
Gestão de redes: Martim Santos
Assessoria de Imprensa: Rita Bonifácio / Paris, Texas


Produção: Mákina de Cena 2022
Apoios: República Portuguesa - Direção Geral das Artes, Câmara Municipal de Loulé, República Portuguesa - Direção Regional de Cultura do Algarve, RTA – Região de Turismo do Algarve
Parceiros: Cineteatro Louletano, Casa da Cultura de Loulé, Casa do Meio-Dia / Sul Sol e Sal, Conservatório de Música de Loulé, Gráfica Comercial, Loulecópia, Loulé Jardim Hotel, Bafo de Baco, 8100 Café
Parceiros Media: Barlavento, RUA Fm